Proteção Civil

Rui Moreira coloca meios da Polícia Municipal ao serviço da PSP

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto vai colocar todos os meios policiais e logísticos da Polícia Municipal ao serviço do Comando Metropolitano do Porto da PSP, a partir da meia noite de hoje. Está em causa a união de esforços das duas forças policiais no combate à pandemia.

Em carta enviada nesta quinta-feira a Rui Moreira, o superintendente-chefe, Magina da Silva, sinaliza que “o agravamento da crise pandémica que nos assola exige das instituições uma cooperação próxima e aconselha que seja garantida a unidade de comando de toda a ação policial destinada a fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas impostas pelo Estado de Emergência que vivemos”.

O diretor nacional da PSP refere que tomou a decisão de consultar o presidente da Câmara do Porto com a finalidade de requerer meios da Polícia Municipal, tendo em conta também a proposta da comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, Paula Peneda.

Ao abrigo do contrato interadministrativo celebrado entre a PSP e a Câmara do Porto e do Decreto-Lei 13/2017, “a totalidade dos meios da PM Porto, que ficarão sob o comando e controlo operacional do COMPETPOR [Comando Metropolitano do Porto da PSP], iniciar-se-á às 00h00 do dia 23 do corrente mês e durará enquanto vigorar o dever geral de recolhimento domiciliário, imposto pelos decretos do Governo”.

Esta cooperação irá incidir, em primeira linha, nas ações policiais que visam a fiscalização e o cumprimento das medidas restritivas impostas pelo Estado de Emergência, decretado pelo Presidente da República.