Sociedade

Semana da Inclusão juntou mais de 500 pessoas em diferentes iniciativas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_semana_da_inclusao_2024_01.jpg

DR

A Semana Municipal da Inclusão, promovida pela Câmara do Porto entre 13 e 21 de maio, contou com mais de 500 participantes, que marcaram presença em 12 iniciativas diferentes. Mais uma vez, foi trazida à tona a importância da inserção de pessoas com deficiência, migrantes, minorias étnicas, pessoas idosas, jovens em risco, pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros.

O evento anual, que tem como objetivo promover a valorização da integração social em diferentes contextos, voltou a juntar centenas de pessoas em atividades direcionadas.

Entre workshops, debates, atividades desportivas e de contacto com a natureza ou visitas de interesse lúdico-pedagógico, o objetivo foi trazer para cima da mesa temas como a inclusão de pessoas com deficiência, migrantes, minorias étnicas, pessoas idosas, jovens em risco, pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros.

No âmbito do projeto "Golf4All", ocorreu uma visita a um campo de golfe profissional, onde estiveram cerca de 100 pessoas inseridas na iniciativa. Já o "Open Day de Golfe Adaptado", que decorreu no "Putting Green-Quinta de Bonjóia", proporcionou aos participantes uma aula de golfe adaptado, orientada por professores especializados.

Ainda na Quinta de Bonjóia foi fomentado o workshop "Cartazes Mosaico da Inclusão", que permitiu abordar, através da arte, a temática da inclusão de públicos mais vulneráveis, nomeadamente das pessoas em situação sem-abrigo.

Em parceria com o Onda Pura-Surf Center, foram colocadas em prática as iniciativas "Surf para Todos" e "Surf Adaptado", permitindo que crianças e jovens dos lares de infância e juventude e de lares residenciais do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão do Município do Porto experienciassem este desporto.

Foram ainda realizadas visitas à Livraria Lello e aos espaços nobres do edifício dos Paços do Concelho.

Celebrar a interculturalidade

Direcionado para os alunos do Instituto Politécnico do Porto, foi promovido, em parceria com a ACAPO-Porto (Associação dos Cegos e Ambliopes de Portugal), o workshop "Sensibilizar para a Deficiência Visual", no qual foi dado enfoque às vivências das pessoas com deficiência visual.

A semana contemplou ainda a ação de capacitação "Educação para o Voluntariado", bem como a primeira edição dos Fóruns Participativos sobre Envelhecimento Ativo e Saudável na cidade do Porto.

Ocorreu também a talk “Deficiência e Inclusão - Os direitos das pessoas com deficiência”, na qual esteve presente o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo. Esta foi a primeira de quatro conversas, uma vez que nos próximos meses vão decorrer mais sessões com diferentes oradores e direcionadas para diferentes públicos.

A Semana Municipal de Inclusão terminou de forma simbólica no dia 21 de maio – Dia Internacional da Diversidade Cultural (proclamado pelas Nações Unidas em 2002) – com o workshop "O que é Ser Diferente", dirigido a migrantes.

A atividade permitiu celebrar a interculturalidade com pessoas oriundas de vários países, com dança, música e momentos de partilha acerca da temática do diálogo intercultural como instrumento para resolver conflitos e construir um mundo mais inclusivo. Estiveram presentes 24 pessoas provenientes da Ucrânia, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Peru, Argentina, Venezuela e Síria.