Sociedade

Sempre Acompanhados une instituições no combate à solidão dos idosos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto e a Fundação “la Caixa” reuniram, esta semana, para uma ação de formação inicial com as entidades que vão tornar real o “Sempre Acompanhados” nas zonas do Centro Histórico e do Bonfim. Projeto que promove o combate à solidão dos idosos conta com a intervenção daquelas duas juntas de freguesia, da Santa Casa da Misericórdia e da delegação da Cruz Vermelha.

A sessão, cuja abertura foi assumida pelo vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, contou com a presença do consultor da Fundação “la Caixa” para o programa e diretor do Instituto de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, João Malva, que explicou o contexto e a necessidade de um projeto como o “Sempre Acompanhados”.

Javier Yanguas, gerontólogo, doutorado em Psicologia e diretor científico do programa, partilhou as ideias-chave que se orientam a ação do projeto, enquanto a professora do curso de Cidadania e Participação Social, da Universidade de La Laguna, em Tenerife, Luz Morín, veio falar das “Bases sobre os protocolos de deteção e derivação”.

Promovido pela Fundação “la Caixa”, o “Sempre Acompanhados” tem uma trajetória de mais de oito anos de implementação em Espanha. Nasceu para combater “as situações de solidão, promovendo as relações de apoio e bem-estar dos seniores, capacitando-os e fazendo com que sintam que pertencem a uma sociedade comprometida com eles”.

O projeto foi aprovado pelo Município do Porto, seguindo a assunção de que “é necessário adaptar a atuação junto das pessoas idosas, focando em acompanhar e facilitar o desenvolvimento de uma vida plena através do fomento das suas capacidades e recursos, do respeito dos seus direitos e dignidade, garantindo a livre tomada de decisões com base nos seus próprios valores".