Sociedade

Sessão esclarece técnicos sobre integração profissional de migrantes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um conjunto de técnicos da Rede Social do Porto esteve reunido nesta segunda-feira, no Porto Innovation Hub, para a primeira de quatro iniciativas promovidas no âmbito do projeto “Porto_4_All – Integração Profissional de Migrantes”.

A sessão informativa, designada “Perguntas e Respostas sobre a Integração Profissional de Migrantes”, teve como objetivos informar e capacitar os profissionais que trabalham na Rede Social do concelho, uma vez que são estes que, numa primeira linha, se confrontam com a necessidade de apoiar a população migrante.

A abertura do evento foi da responsabilidade do vereador da Coesão Social da Câmara do Porto, que salientou a importância de criar respostas “num contexto socioeconómico que salienta as disparidades e desigualdades”. “Importa criar estratégias de integração social e profissional daqueles que se tornam mais vulneráveis e que se encontram longe da sua rede de apoio, em prol de uma cidade mais inclusiva e coesa”, sublinhou Fernando Paulo.

O responsável político afirmou, ainda, que “o Município do Porto manter-se-á atento e disponível para continuar a implementar um conjunto de medidas e políticas de coesão social, dirigidas à população que reúne fatores de vulnerabilidade”. “Não pretendemos nem podemos substituir-nos às entidades com competências próprias nas várias áreas. Pretendemos ser facilitadores para que a rede de parceria funcione e assumir parte da responsabilidade que nos cabe”, disse Fernando Paulo.

Seguiu-se um painel de perguntas e respostas, da responsabilidade da coordenadora do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes – Norte, Isabel Lima, também em representação do Alto Comissariado para as Migrações.

Segunda edição do "Porto_4_All" com iniciativas para diferentes públicos

Nesta segunda edição do projeto, para além desta sessão de sensibilização dirigida a técnicos, o Município do Porto irá organizar mais três iniciativas distintas, nomeadamente: uma conferência destinada a recrutadores e representantes das empresas, marcada para 6 de julho, nas instalações da ANJE, um programa de capacitação das pessoas migrantes (em português e inglês), a decorrer entre 18 e 28 de setembro, na Casa do Infante, e um evento de recrutamento e networking que visa aproximar empresas e candidatos migrantes que buscam (novas) oportunidades de emprego, agendado para 29 de setembro, nas instalações do Serviço de Formação Profissional do Porto - Cerco.

O "Porto_4_All" foi lançado em 2021 para prosseguir os objetivos do Plano de Desenvolvimento Social da Cidade, no âmbito do trabalho da Unidade Operacional de Intervenção de Pessoas Migrantes e de Minorias Étnicas. É coorganizado pela Divisão Municipal de Talento e Promoção de Empregabilidade e a Divisão Municipal de Gestão da Rede Social e conta com a parceria de diferentes entidades da cidade do Porto: Instituto de Emprego e Formação Profissional, Alto Comissariado para as Migrações, Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, Associação Nacional de Jovens Empresários e o Serviço Jesuíta aos Refugiados.