Cultura

Shuttle apoia 11 projetos de internacionalização artística

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_projeto_My_dear_still.JPG

DR

Já são conhecidos os projetos selecionados no âmbito da primeira fase da edição de 2022 do programa municipal de apoio à internacionalização artística Shuttle.

Os 11 projetos apoiados, na sequência da aprovação em reunião do Executivo municipal, foram selecionados pelo júri – Ana Botella (produtora criativa e programadora), Cristina Grande (programadora cultural e coordenadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves) e Mário Moura (crítico de design) – de um total de 20 candidaturas submetidas na primeira fase de concurso do programa.

Na área das Artes Performativas, os projetos escolhidos incluem “7 ≈ 8” (Aura da Fonseca), “Amigos Imaginários” (Rita Barbosa), “Cabaré Brutal” (Rua do Sol), “POROMECHANICS – HAITI” (Catarina Miranda / DIAGONAL ANIMAL), e “RAIA – ARK: conferência performativa” (Visões Úteis). Já na área das Artes Visuais e Curadoria, “A Horta Cinematográfica” (Ricardo Leite), “Chiasms And Agglutinations” (Tales Frey), “Extinção de um Planeta / Útrýming Plánetu / Extinction of a Planet” (Svenja Tiger), e “My Dear” (Filmes do Gajo) foram as propostas selecionadas; e, finalmente, na área da Composição e Performance Musical, “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval” (Ensemble Med) e “Tren Go! Sound System, João Pais Filipe & Talea Jacta – Sailing Stones 2022” (Pedro Pestana).

Nesta que é a quinta edição, o Shuttle volta a contar com um orçamento total de 75 mil euros, estando o concurso aberto em permanência até outubro de 2022. Visando apoiar a internacionalização de projetos criados e desenvolvidos por artistas e agentes culturais sediados na cidade do Porto, através de bolsas que variam entre os 1500 e os 7500 euros, a segunda fase de candidaturas decorre até 1 de junho, seguindo-se a terceira e última fase até 3 de outubro. O regulamento e respetivos requisitos para a candidatura estão disponíveis na página do programa.

O projeto Shuttle foi criado em 2018 e já apoiou um total de 66 projetos, que podem ser consultados na plataforma Pláka.