Cultura

Shuttle apoia mais 12 projetos de internacionalização artística

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Susana_Neves_Shuttle_FIMP_01.JPG

Susana Neves

Já são conhecidos os projetos selecionados no âmbito da segunda fase da edição de 2022 do programa municipal de apoio à internacionalização artística Shuttle.

Os 12 projetos apoiados, na sequência da aprovação em reunião do Executivo municipal, na segunda-feira, foram selecionados pelo júri – Ana Botella (produtora criativa e programadora), Cristina Grande (programadora cultural e coordenadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves) e Mário Moura (crítico de design) – de um total de 18 candidaturas submetidas na segunda fase de concurso do programa, que terminou no dia 1 de junho.

Enquadrados nas quatro áreas do concurso – Artes performativas, Tradução e criação literária e artística, Artes visuais e curadoria, e Performance e composição musical – os projetos escolhidos são: “Wonder Memories (Peregrinos de Memórias)” de Beatriz Albuquerque; “Figueiredo” de TREMA! Associação Cultural; “The Artistic Practice of Luísa Mota” de Luísa Mota; “Critical Neighbourhoods” de Paulo Moreira; “Dandruff Tour Espanha” de Fugly; “10 000 Russos – Superinertia Euro’22” de João Pimenta; “Retimbrar” de António Serginho, “Festival Young Euro Classic” de Rita Sá; “Fogo Lento” de Costanza Givoni; “Permafrost” de Francisco Antão e Diogo Oliveira; “CUE” de Lendl Barcelos; e “Modinhas – Canções Portuguesas dos Séculos 18 e 19” de Liliana Coelho e Isabel Calado.

Nesta que é a sua quinta edição, o Shuttle volta a contar com um orçamento total de 75 mil euros, estando o concurso aberto em permanência até outubro de 2022. Visando apoiar a internacionalização de projetos criados e desenvolvidos por artistas e agentes culturais sediados na cidade do Porto, através de bolsas que variam entre os 1500 e os 7500 euros, a terceira e última fase de candidaturas decorre até 3 de outubro. O regulamento e respetivos requisitos para a candidatura estão disponíveis na página do programa.

O projeto Shuttle foi criado em 2018 e já apoiou um total de 89 projetos, 23 dos quais na edição que se encontra a decorrer. Os projetos podem ser consultados na plataforma Pláka.