Sociedade

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude andaram pelas ruas do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude – cruz peregrina e o ícone mariano (Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços) – passaram, este sábado, por algumas zonas da cidade, com visita a alguns bairros, aos bombeiros e ao renovado Mercado do Bolhão. Houve lugar também a uma via-sacra, guiada por jovens das paróquias da cidade, vivida por mais de meio milhar de fiéis e antecedida por uma celebração especial com pessoas sem-abrigo, na Igreja da Santíssima Trindade.

A primeira passagem dos símbolos foi pelo renovado mercado do Bolhão, num encontro com os vendedores e fregueses. A cruz peregrina e o ícone mariano estiveram colocados na escadaria central e foram observados por todas as pessoas, enquanto soavam músicas para animar a manhã do mercado.

Seguiu-se uma passagem pelos bairros do Falcão, em Campanhã, e do Amial, em Paranhos, e pelo Batalhão de Sapadores do Porto, num espaço amplo onde conviveram a cruz e o ícone e os carros dos bombeiros.

“Agradecemos [aos bombeiros] a disponibilidade e o serviço à vida e às pessoas”, disse o bispo auxiliar do Porto, D. Pio Alves, no exato momento em que soou o alarme e as dezenas de bombeiros presentes na cerimónia saíram a correr para salvar vidas. “Fazeis o vosso trabalho sem olhar para a cor de pele, credo ou pensamentos. Apenas com base na dignidade humana”, acrescentou.

Dali, a cruz e o ícone seguiram em procissão, num camião dos Sapadores, para a Avenida dos Aliados, onde foram recebidos em apoteose numa festa de juventude. A Praça General Humberto Delgado foi espaço para alguns testemunhos e intervenções, entre as quais a da vereadora da Juventude, Catarina Araújo. Um momento também de animação com a atuação da Banda Filarmónica da Foz, dos Cavaquinhos do Marquês e da Banda Follow Him.

Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude começaram a sua peregrinação na diocese do Porto, no passado dia 1, após terem sido entregues pela diocese de Vila Real, através de uma viagem num barco rabelo o rio Douro, desde o Peso da Régua até ao cais da Ribeira.

A Jornada Mundial da Juventude está previsto ocorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, em Lisboa, e será encerrada pelo Papa Francisco.