Sociedade

Subiu ao palco o projeto que aproxima gerações através da música

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A sessão de encerramento do projeto Música com (Inter)ação reuniu, na Casa da Música, cerca de 48 participantes da iniciativa de cariz socioeducativo e intergeracional.

O projeto resulta do contrato-programa entre a Câmara do Porto e a Fundação Casa da Música e utiliza a música como elemento facilitador da construção de afetos, identidade comunitária e inclusão social.

A sessão de encerramento contou com a intervenção do vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, tendo havido lugar à entrega de ofertas aos participantes.

O Música com Inter(ação) decorreu através da dinamização de workshops (dinamizados por técnicos da Casa da Música, especializados no ensino da música e canto) – com vista, por um lado, à sensibilização e descoberta da música, e por outro lado, à criação de elos de ligação entre várias gerações (beneficiários de instituições com resposta social a seniores e crianças).

Durante os meses de outubro e novembro foram realizadas 12 sessões envolvendo 48 participantes: 21 crianças do Centro Social da Foz do Douro, sete jovens da Associação de Proteção à Infância Bispo António Barroso (APIBAB) e 20 seniores da Universidade Intergeracional de Ramalde (UNIR), da Junta de Freguesia de Ramalde.

Nas sessões foram estimulados o sentido auditivo e o desenvolvimento de aspetos intelectivos, tais como criatividade, linguagem e memória. A sessão de encerramento teve um formato festivo mas intimista, onde crianças, jovens e seniores apresentaram a familiares e amigos um pouco da produção musical trabalhada ao longo das sessões, resultante das relações intergeracionais estimuladas e no reforço do sentimento de pertença à comunidade dos participantes.