Cultura

Teatro em foco nesta semana de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Alipio_Padilha_Corpo_Suspenso_01.JPG

Alípio Padilha

As peças “Corpo Suspenso” de Rita Neves e Patrícia Couveiro e “Civilização” de Lígia Soares são as apostas desta semana no âmbito do programa Cultura em Expansão.

O espetáculo “Corpo Suspenso” será apresentado na quinta-feira, 7 de abril, no auditório do Grupo Musical de Miragaia, às 21,30 horas. Partindo de uma narrativa que revela episódios da vida de um homem que passou pela Guerra Colonial – o pai da atriz e criadora Rita Neves –, a peça explora a ideia de corpo como lugar de memórias, a partir de uma questão: “O que terá ficado nos nossos corpos da Guerra Colonial?”

Já “Civilização” sobe ao palco da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, no sábado, 9 de abril, às 21,30 horas. Escrita e encenada pela coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, a quem se juntam na interpretação Gonçalo Plácido, Joana Martins e Rui Pina Coelho, esta peça aborda o espaço teatral como algo criado para nos substituirmos a nós mesmos e à nossa ação. O teatro torna-se assim um espaço em que toda a representação é justamente uma fuga às demandas da vida real, e o espetáculo um discurso que pretende denunciar, ser mobilizador, arrancar o espectador das cadeiras.

Com programação prevista até dezembro, durante este mês, o Cultura em Expansão apresenta ainda “Vizinhança Ferida” da companhia Matemurga, na Praça da Alegria (no dia 14); “Se eu vivesse tu morrias” de Miguel Castro Caldas, na Associação Nun’Álvares de Campanhã (no dia 21); e a atuação de Lena d’Água, na Associação de Moradores da Bouça (no dia 25). A atuação de Holland Andrews, inicialmente prevista para dia 7, na Associação de Moradores da Bouça, foi adiada para data a anunciar oportunamente.

A entrada em todos os espetáculos é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações sobre o programa podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.