Cultura

Teatro Municipal do Porto aumenta álbum de “Retratos” com dois novos espetáculos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Retratos_TMP_01.JPG

DR

O Teatro Municipal do Porto (TMP) retoma o ciclo “Retratos” em fevereiro, dias 4 e 5, com os espetáculos das encenadoras e atrizes Teresa Coutinho e Sónia Baptista.

Neste programa, que arrancou com a nova temporada de programação em setembro, o TMP convida artistas (mais ou menos emergentes) para se olharem ao espelho e fazerem um retrato partilhado com o público.

Depois de Filipe Pereira ter apresentado “Arranjo Floral”, uma conferência-performance sobre um artista nascido em Fátima, entre procissões, arranjos de flores e lojas de recordações religiosas, e de Susana Chiocca ter mostrado “BITCHO”, um projeto de música e performance, eis que o palco é agora ocupado por duas mulheres.

Teresa Coutinho apresenta “SOLO”, um trabalho onde a jovem atriz, criadora e dramaturga questiona o papel do espectador e o que ele procura quando se senta numa sala de espetáculo ou de um cinema.

“O espectador quer que lhe seja desvendada uma fábula, o espectador quer espelhar-se nos objetivos e angústias das personagens, ter dúvidas, sentir empatia, atingir a tão célebre “catarse”’, revela a autora, no texto que acompanha este espetáculo.

Sozinha em palco, este é um espetáculo que vai ainda mais além, abordando questões fraturantes e fundamentais como o feminismo e o papel relevante das mulheres, com ideias concretas passadas à plateia.

O espetáculo será apresentado nesta sexta-feira e sábado, dias 4 e 5 de fevereiro, às 19,30 horas, no Café-Teatro do Campo Alegre.

Retrato de Sónia Batista

Nessas mesmas datas, mas às 21,30 horas, o Palco do Auditório é o local para “Triste in English from Spanish”, espetáculo com assinatura da coreógrafa, encenadora e performer Sónia Baptista.

O trabalho teve como ponto de partida a tristeza da artista, tentando tocar, assume, “na tristeza do mundo em geral - toca e foge, toquei eu - mas dei a volta ao mundo para voltar até à minha tristeza particular, no final”, revela a intérprete.

Ao longo da investigação que foi desenvolvendo, apercebeu-se que ia juntando fragmentos, frases, ideias, buscas, que apontavam uma reflexão sobre o estado do mundo e sobre o estado das pessoas, em particular as mulheres, em relação ao mundo e em relação à Terra enquanto elemento natural.

“Triste in English from Spanish” acaba por ser um resumo da tristeza comum a todos, dito na primeira pessoa, mas similar a qualquer latitude e geografia onde nos encontremos.

Porque, assume Sónia Baptista, “olhar a tristeza e a morte nos olhos não é fácil, mas é necessário. Para melhor viver, se não tranquilamente, pelo menos de uma maneira interessante”.

Os bilhetes para a segunda etapa do ciclo “Retratos” estão disponíveis no TMP ou para aquisição online. Para outras informações consultar ao site do Teatro Municipal do Porto.