Sociedade

Temática da violência de género e doméstica analisada pelo Centro de Inovação Social

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Decorreu nas instalações do Centro de Inovação Social (CIS) do Porto uma sessão de trabalho sobre "O que o Porto pode fazer por… Foco: Vítimas de Violência de Género e Doméstica".

O encontro inseriu-se no âmbito do projeto municipal "InPorto!", que tem como objetivo apelar à empatia e ao envolvimento de agentes da sociedade civil, setor público, privado e da academia.

"Esta iniciativa [InPorto!] pretende promover dinâmicas que permitam e potenciem a colaboração, troca de experiências, informação e a criação de uma visão e atuação comum para o ecossistema de impacto na cidade", referiu o vereador da Coesão Social da Câmara do Porto, na sua intervenção, durante a sessão.

Sobre a temática, Fernando Paulo salientou que este é "um problema complexo, pouco visível e com enorme impacto na vida das vítimas, bem como das suas famílias e comunidades".

A sessão contou com os contributos da Maria José Magalhães, professora e especialista académica na área da violência de género e doméstica, que fez um enquadramento global do tema.

Para além deste tema, o CIS Porto já promoveu outros debates, nomeadamente sobre a juventude e a desinserção social e simbólica das pessoas com deficiência.