Cultura

Última semana para visitar as exposições patentes na Galeria Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Wall גדר جدار” e “Pés de Barro” podem ser apreciadas até ao próximo domingo, dia 22 de agosto.

As duas mostras patentes na Galeria Municipal do Porto entram na última semana de disponibilidade ao público. “Wall גדר جدار” e “Pés de Barro” podem ser visitadas até ao próximo domingo, no horário habitual do espaço que as acolhe: de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Concebida pela artista e realizadora argentino-israelita Inés Moldavsky, “Wall גדר جدار” parte da curta-metragem “The Men Behind the Wall”, que valeu à artista o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, Berlinale, em 2018, revisitando-a e expandindo-a. Nesta obra, a artista estabelece um conjunto de conversas e encontros presenciais com homens palestinianos que vivem em Gaza e na Cisjordânia, através de uma aplicação de dating.

Para a exposição na Galeria Municipal do Porto, cuja curadoria ficou a cargo de Guilherme Blanc, diretor artístico do Batalha - Centro de Cinema, Inés Moldavsky densifica esse exercício exploratório das interações afetivas e sexuais num contexto digital – cruzando fronteiras geográficas, políticas, religiosas e de género – para construir novos momentos de conversas e gerar uma reflexão sobre questões de segregação, ao mesmo tempo que propõe discutir relações de poder através de diversos estereótipos.

Também na reta final está “Pés de Barro”, exposição coletiva com curadoria de Chus Martínez e Filipa Ramos que pretende questionar e refletir sobre as diferentes possibilidades da olaria e da cerâmica – tecnologias repletas de história e potência criativa – e que integra obras dos artistas Neïl Beloufa, Isabel Carvalho, Gabriel Chaile, Pauline Curnier Jardin, Formabesta (Salvador Cidrás & Juan Cidrás), Tamara Henderson, Ana Jotta e Eduardo Navarro.