Cultura

Um olhar jornalístico pelo coração desunido dos EUA em exposição nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, inaugurou, na passada sexta-feira, a exposição “Estados Desunidos da América”, patente nos Paços do Concelho até ao dia 30 de novembro. Um olhar crítico de João Porfírio (fotojornalista) e João de Almeida Dias (repórter) durante as eleições presidenciais de 2020.

Os dois estiveram, entre 24 de outubro e 7 de novembro 2020, na cobertura da campanha presidencial nos EUA, para o jornal diário online Observador. A exposição, com curadoria de Maria Mann, é “um registo de um país politicamente empenhado, mas severamente espartilhado”, sublinha a Casa da Imprensa, entidade organizadora.

Durante os 16 dias, João Porfírio e João de Almeida Dias (hoje, diplomata) percorreram mais de 2600 quilómetros, passando por quatro estados norte-americanos: Nova Iorque, Pensilvânia, Virgínia Ocidental e Ohio. Assinaram, em conjunto, 16 reportagens. “Não encontrámos ninguém disposto a ficar a meio caminho. Ouvimos quem pusesse Trump ao lado do pior dos fascistas e também quem equiparasse Biden a ditadores comunistas. Conhecemos também quem tivesse deixado de falar com amigos ou familiares por não tolerarem as suas opiniões políticas”, sublinha João de Almeida Dias, citado pela organização.

“João Porfírio e João de Almeida Dias capturaram o próprio coração da América de hoje numa documentação eloquente e evocativa. As suas imagens e palavras colocam-nos diretamente no centro de uma América Desunida”, sublinha a curadora da exposição.

A exposição estará patente no átrio dos Paços do Concelho até 30 de novembro. A mostra pode ser visitada gratuitamente, de segunda e sexta-feira, das 9 às 17 horas.