Sociedade

Universidade do Kosovo atribui mais alta distinção ao presidente da Câmara do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Universidade UBT, no Kosovo, atribui ao presidente da Câmara do Porto o Honor Degree Honoris Causa, um reconhecimento académico que destaca personalidades pelo seu elevado mérito em várias áreas. Em Lipjan, na manhã desta quinta-feira, Rui Moreira recebeu o “Prémio de Excelência em Liderança” pelo seu contributo para aquele país.

Referindo-se a esta como “uma distinção que muito me honra”, o presidente da Câmara considera a UBT como “uma das mais inovadoras instituições de ensino superior no Kosovo e em toda a região”.

“Trata-se de uma prestigiada instituição que assume uma relevância central na região, nomeadamente no que diz respeito à promoção da sociedade do conhecimento e na formação de capital humano capaz de gerar prosperidade, sustentabilidade e qualidade de vida das populações”, acrescentou Rui Moreira.

DR_premio_doutor_honoris_causa_2024_07.jpg

O autarca não deixou de partilhar a vontade de que “esta distinção reforce, também, os laços de cooperação e amizade entre o Kosovo e o Porto, cidade com uma histórica vocação académica e um trabalho de excelência na área da investigação científica”.

Nas palavras de Rui Moreira, "Portugal é hoje um país de liberdade, onde as pessoas podem expressar os seus pensamentos, onde podem resistir à opressão". Por isso, afirma, "vimos a independência do Kosovo [que agora se assinala] como uma grande oportunidade para reunir para que saibam que os portugueses estiveram sempre ao vosso lado e que admiramos o que vocês alcançaram".

"Não estão sozinhos", reforçou o presidente da Câmara, acrescentando que o Porto "que sempre foi uma cidade de liberdade", "valoriza muito o que vocês têm feito".

O otimismo depende do conhecimento, da capacidade de interpretar o que está acontecer no momento e de expandir o sonho da Humanidade"

Sobre o papel das universidades, Rui Moreira disse "o que queremos atingir não é o crescimento, por si, se fosse isso trabalhávamos como máquinas. É a capacidade de entender o mundo, as mudanças e de olhar para o futuro, de acreditar num futuro brilhante".

DR_premio_doutor_honoris_causa_2024_03.jpg

"O otimismo numa sociedade depende do conhecimento, da capacidade de interpretar o que está acontecer no momento e de expandir o sonho da Humanidade", sublinhou, acrescentado que "foi esse sonho que encontrei aqui, o de construir uma rede de conhecimento, de gerar novos negócios".

Rui Moreira terminou com a mensagem da necessidade de "combater o medo". "Desde que consigamos desenvolver o conhecimento e a nossa capacidade de compreensão, seremos capazes de sobreviver às ameaças", concluiu, reafirmando o apoio ao Kosovo.

Queremos promover este prémio como entregue a personalidades que sejam exemplos para as novas gerações, para que as pessoas vejam como podem fazer a diferença"

O Prémio Excelência em Liderança foi entregue pelo reitor da Universidade UBT, Edmond Hajrizi, que lembrou que a distinção é entregue "a personalidades com comprovado impacto, não apenas no Kosovo, mas a nível global relacionado com os valores da humanidade".

"Queremos promover este prémio como entregue a personalidades que sejam exemplos para as novas gerações, para que as pessoas vejam como podem fazer a diferença", explicou o reitor.

Durante o seu discurso, Edmond Hajrizi sublinhou a importância de "não esquecer o papel de pessoas e instituições no apoio à liberdade". E referiu o "espírito empreendedor" e a "capacidade de liderança" do presidente da Câmara do Porto como critérios para a distinção.

Além dos "valores sociais e políticos em prol do Porto e de Portugal", o responsável da UBT considera, também, "a proatividade para apoiar o Kosovo e criar sinergias entre os dois países".

O momento aproveita a realização do Fórum Empresarial Kosovo – Portugal, de cuja cerimónia de abertura Rui Moreira também foi orador.

O evento junta, até ao final da semana, mais de uma centena de empresas portuguesas e kosovares com o objetivo de promover futuras parcerias que contribuam para o crescimento económico dos dois países.