Cultura

Vem aí Cachupa Psicadélica, Baile dos Discos Amadeu e nova sessão de Arquivo Zombie no Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Esta semana, o programa municipal Cultura em Expansão divide-se entre Miragaia, Pasteleira e a Travessa da Formiga.

Na quinta-feira, há atuação de Cachupa Psicadélica; no sábado, Ruca Bourbon apresenta o Baile dos Discos Amadeu; e no domingo, o Teatro de Ferro abre as portas para mais uma sessão de Arquivo Zombie.

Nascido e criado em Mindelo, na ilha de São Vicente (Cabo Verde), Lula’s foi criança nos anos 80 e apaixonou-se pelo rock de Seattle na adolescência, num Mindelo de “rockeiros latinos”. Já a estudar em Portugal, nas Caldas da Rainha e, depois de ter passado por diversos projetos musicais, fundou a sua Cachupa Psicadélica. No dia 13 de outubro, traz ao auditório do Grupo Musical de Miragaia a sua “música para fazer fotossíntese”, numa atuação que terá início às 21h30.

Já no sábado, 15 de outubro, às 21h30, é dia de estreia. Desafiado pelo Teatro do Frio, o artista Ruca Bourbon apresentará o resultado do seu projeto de residência na Pasteleira. Partindo de diferentes artefactos do Sr. Amadeu, morador daquele território há 71 anos, membro da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira desde 1983, detentor de uma eclética coleção de discos de vinil e criador de desenhos, poesia e esculturas, “Baile dos Discos Amadeu”, como o próprio nome indica, tomará a forma de um baile, embora atípico, entre a vídeo-animação e o tasco, o arraial e a performance, o dj set e os petiscos.

Para terminar o fim de semana, o Teatro de Ferro organiza mais uma visita ao seu Arquivo Zombie, ativando alguns dos objetos mais emblemáticos do seu vasto percurso de duas décadas. A sessão terá lugar no espaço da companhia, na Travessa da Formiga, no dia 16 de outubro, às 19h, e está limitada a 20 pessoas (reservas: geral@teatrodeferro.com / 962 569 656).

Com espetáculos até dezembro, durante este mês o Cultura em Expansão apresenta ainda as peças “Impossível” em Miragaia e “O meu amor amor virá de comboio” em Campanhã; e as últimas sessões de “Arquivo Zombie - o arquivo morto-vivo do Teatro de Ferro”. Mais informações sobre a programação podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.