Sociedade

Yoga abre caminho à descoberta das Fontes Secretas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_fontes_secretas_2023_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A próxima edição do Fontes Secretas começa com uma aula de yoga logo pela manhã. Este domingo, por entre o património e a natureza, há muita cultura a acontecer no Parque das Águas.

Às 10 horas, Joana Alves orienta uma aula de yoga aberta a pessoas de todas as idades e corpos. “Aproveitando um ambiente tranquilo, rodeado com os sons da natureza”, o convite é para “trabalhar a nossa postura, tranquilizar a nossa mente e aprender umas dicas simples para levar para casa e aplicar nos dias mais agitados”. Só é preciso levar tapete ou toalha de praia e a mente aberta.

Depois do yoga, começa a música. Durante todo o dia, o biólogo marinho, cantor e guitarrista Jonas Reghlin leva a todos os recantos do Parque das Águas as canções que compôs inspirado nas vivências no mar.

O trio Bananacafé traz mais música ao longo da tarde e propõe uma viagem pela paisagem brasileira, num tributo a Gilberto Gil.

Instalações artísticas e um artesanato urbano compõem a oferta do evento. Com uma programação diferente a cada sessão, o Fontes Secretas é uma iniciativa da empresa municipal Águas e Energia do Porto, em parceria com o M.Ou.Co, e acontece todos os domingos até 17 de setembro.

Para lá das atividades, é uma oportunidade para conhecer melhor as fontes, chafarizes e arcas de água, construídas ao longo dos últimos quatro séculos, que são acolhidas por um dos parque mais secretos da cidade.

Com uma mancha arbórea que inclui sobreiros, carvalhos, magnólias e dois monumentais eucaliptos, o Parque das Águas é um verdadeiro pulmão verde da zona oriental da cidade.