Sociedade

Zerlina no Mosteiro S. Bento da Vitória

  • Notícia

    Notícia

Zerlina_TNSJ.jpg

O Teatro Nacional S. João apresenta o espetáculo "Zerlina", de Hermann Brosch, com encenação Micaela Cardoso e José Roseira, no Mosteiro de S.Bento da Vitória (Sala do Tribunal), de 12 a 22 de fevereiro.

"É talvez a mais bela história de amor da literatura alemã." É assim que Hannah Arendt classifica A Criada Zerlina, narrativa que o filósofo e romancista austríaco Hermann Broch, uma das figuras maiores do Modernismo, inseriu no romance Os Inocentes, publicado em 1950, um ano antes da sua morte. 

Personagem inesquecível, pela força do retrato que traça de si mesma perante um estranho que se apaga (denominado apenas pela letra maiúscula A.), Zerlina é uma velha criada que, num exercício de retrospeção, expõe uma história de paixão e desejo que a envolve a si, à patroa e ao amante desta. 

Um relato atravessado pelo ressentimento sexual e classista, por um erotismo possessivo e primitivo e por uma obsessão ética, no qual a personagem de Broch vai desdobrando o seu estatuto: criada, amante, precetora, espia, instigadora de loucura, ciúme e vingança. 

Atriz que tomou parte em algumas das mais marcantes produções da história do TNSJ, Micaela Cardoso assume agora o seu primeiro solo, motivada pela "alegria" da descoberta do texto de Hermann Broch. Coadjuvada dramaturgicamente por Francisco Luís Parreira, a atriz assegura a interpretação e a encenação de Zerlina, propondo-nos uma experiência teatral de radical intimidade, que cria no espectador "a sensação de ser ele o hóspede, o visitante, o interlocutor, o cúmplice de Zerlina".

+Info:

Quarta-feira, às 19h | Quinta-feira a sábado, às 21h | Domingo, às 16h

Bilhetes 10€

Tel.: 22.340 19 00 | bilheteira@tnsj.pt

Linha verde: 800 10 8675 (grátis a partir de qualquer rede)