Cultura

A voz é o elemento central no novo ciclo de concertos no Museu Romântico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Extensao_Romantismo_09.JPG

Filipa Brito

O Museu do Porto propõe uma descoberta da música do período romântico com novas sonoridades, num ciclo programado pelo maestro Cesário Costa, e em que a voz será o elemento central. Em três datas, sempre às 16h00, no Museu Romântico, este programa apresenta três formatos distintos: um recital de canto e piano, um recital de canto e guitarra e um concerto coral.

Será uma viagem pelo lied alemão, com a música de Weber, Wolf e Schumann, pela mélodie française, com obras de Fauré e Debussy, pela música espanhola de García Lorca, pela música britânica de Elgar e Stanford, bem como pela canção portuguesa, com obras de David de Souza, António Fragoso e Francisco de Lacerda.

O ciclo é inaugurado este sábado, 15 de julho, com o recital "Romance". Beatriz Maia (soprano) e Gustavo Afonso (piano) interpretam obras musicais de Hugo Wolf, Gabriel Fauré, Claude Debussy, David de Souza e Robert Schumann, numa viagem pelo repertório de ilustres compositores de lied alemão, de mélodie francaise e de canção portuguesa, situado entre meados do século XIX e inícios do século XX.

Uma semana depois, a 22 de julho, o L’Effetto Ensemble – Dora Rodrigues (soprano) e Rui Gama (guitarra) – protagoniza o recital "Meine Lieder, meine Sänge", partindo da obra original para canto e guitarra de Carl Maria von Weber. Os autores em destaque serão Carl Maria von Weber, Enrique Granados, António Fragoso, Francisco de Lacerda, Gabriel Fauré, Agustin Barrios e F. García Lorca.

A conclusão deste ciclo está marcada para o dia 29 de julho, com o recital "Mélancolie", que leva ao palco o Coro de Câmara da Escola de Música de Esposende, Nuno Areia (piano), Carlos Pinto da Costa (violino) e Helena Venda Lima (direção). Serão interpretadas obras musicais de Edward Elgar, Charles Villiers Stanford e Gabriel Fauré, numa breve viagem pelo delicado e expressivo mundo da música coral do período romântico, das sonoridades etéreas inglesas, ao universo denso e melancólico francês.

As entradas para os recitais deste ciclo podem ser adquiridas na bilheteira online ou nos espaços do Museu do Porto.