Educação

Alunos da Escola Básica e Secundária do Cerco vencem 11.ª edição do Innovation Challenge

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma equipa de alunos da Escola Básica e Secundária do Cerco venceu a 11.ª edição do Innovation Challenge, iniciativa que decorreu, pelo quinto ano consecutivo, naquela escola. A equipa teve um desafio pela frente: encontrar uma solução inovadora relativamente a um problema que identifiquem enquanto cidadãos europeus na área da migração. Ganhou com o projeto "Fronteira Aberta", focado em dois aspetos cruciais: a integração linguística e a preservação da identidade cultural.

Em segundo lugar ficou classificada a equipa da Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis que trabalhou uma solução para um problema na área da prosperidade dos povos, idealizando uma aplicação – ruralink - que serviria de mediadora entre o setor de produção agrícola, potenciais investidores e o mercado de mão-de-obra.

Já em terceiro lugar ficou o projeto de alunos da Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, com o projeto "taskvalue". Trabalhou uma solução para um problema na área do emprego, que também passava pela criação de uma app e de um site e cujo objetivo é promover oportunidades de valorização pessoal de trabalhadores em funções de baixo valor acrescentado, que assim podem aceder à realização de pequenos trabalhos extra, mais apelativos e motivantes e que aportam um rendimento extra ao seu salário.

Visão de um Porto inovador

Nesta edição participaram 40 alunos do ensino secundário das escolas Alexandre Herculano, Carolina Michaelis, Cerco, Clara de Resende, Filipa de Vilhena, Garcia de Orta, Leonardo Coimbra Filho e Rodrigues de Freitas, acompanhados por docentes das suas escolas. Ao longo do dia trabalharam numa solução, ação concertada ou recomendação, relativamente a um problema que identificassem, enquanto cidadãos europeus, no quadro da sustentabilidade ambiental e económica, da coesão social, da migração, do emprego, da educação ou da prosperidade dos povos.

"Testemunhamos a incrível capacidade e criatividade das equipas de alunos em resolver desafios complexos em apenas um dia. Este evento ajuda a moldar a mente destes jovens, reforçando a visão de um Porto inovador, onde o futuro é construído por mentes brilhantes como as dos alunos das nossas escolas públicas", afirmou o vereador da Educação.

"A educação é a chave para o desenvolvimento e o 'Innovation Challenge' é um excelente exemplo do potencial transformador da aprendizagem colaborativa e da resolução de problemas. Estamos comprometidos em inspirar a próxima geração de líderes e inovadores", acrescentou Fernando Paulo.

amerca_innovation_chalange_2024_53.jpg

No final coube ao júri, composto, para além do vereador da Educação, por Isabel Martins Silva (Head of Communications and Sustainability UPTEC) e Ana Jogo Mendes (Diretora Executiva do Innovation X Hub da PBS), escolher as equipas vencedoras. Como prémio, oferecido pelo Município do Porto, os estudantes da Escola Básica e Secundária do Cerco receberam máquinas fotográficas instantâneas, enquanto a equipa que ficou em segundo lugar recebeu auriculares e a terceira colunas de som portáteis.