Cultura

Biblioteca Pública Municipal deixará de disponibilizar a consulta presencial de fundos documentais a 31 de julho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_conferencia_imprensa_apresentacao_projecto_bilbioteca_muncipal_2024_12.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) deixará de disponibilizar a consulta presencial de fundos documentais a partir de 31 de julho. Este serviço virá a ser retomado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e na Escola Ramalho Ortigão, após a transferência da documentação.

Trata-se do único serviço de atendimento ainda de portas abertas, após o encerramento ao público ter acontecido no dia 1 de abril. Biblioteca Municipal Almeida Garrett e rede da Biblioteca Errante são as alternativas, enquanto o edifício se prepara para as obras de conservação e ampliação anunciadas.

O encerramento gradual dos diversos serviços da centenária estrutura municipal tem sido acompanhado por um conjunto de medidas de mitigação, com vista a minorar o impacto do encerramento da BPMP junto dos seus utentes e investigadores, ao longo dos próximos anos.

Assim, o atendimento, programação regular e diferentes vocações da Biblioteca Municipal Almeida Garrett funcionam com total disponibilidade, sendo que já foi efetuado um alargamento do horário de atendimento ao público, nomeadamente das 9 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 18 horas, aos sábados.

Os cidadãos têm, igualmente, ao dispor os vários polos da rede da Biblioteca Errante e, neste período estival, podem ainda beneficiar das atividades do Bibliocarro que estará estacionado na Praia do Molhe até 31 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16 horas.

De recordar ainda os serviços permanentes da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade.

Horários Biblioteca Errante:
Biblioteca de Assuntos Portuenses - Arquivo Histórico Municipal, Casa do Infante: segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30;
Biblioteca de Autores Portuenses - Escola Secundária Alexandre Herculano: segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h (encerrada de 15 de julho a 31 de agosto);
Biblioteca de Cinema e do Cineclube do Porto - Arquivo Histórico Municipal, Casa do Infante: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30;
Biblioteca Popular de Pedro Ivo - Praça Marquês de Pombal: terça-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h;
Biblioteca Marta Ortigão Sampaio, Casa Marta Ortigão Sampaio: terça a sexta-feira, das 10h às 17h30;
Biblioteca de Arqueologia, Reservatório da Pasteleira: terça a sexta-feira, das 10h às 17h30.

Investimento municipal no projeto de requalificação da BPMP superior a 26,5 milhões de euros

O projeto de conservação e ampliação do edifício que, desde 1842, alberga a Biblioteca Pública Municipal do Porto, é assinado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura e prevê um investimento municipal de 26,5 milhões de euros, a acrescer às despesas relativas ao projeto e estudos complementares.

Toda a informação relevante sobre a obra de reabilitação, medidas e planos de ação, informação programática, bem como um conjunto de pequenas histórias e testemunhos do processo de embalamento, reserva do fundo bibliográfico, evolução da obra podem ser encontrados na página institucional das Bibliotecas do Porto.

Com esta obra de conservação e ampliação, a cargo da GO Porto, a Câmara do Porto reforça a missão de preservar a herança setecentista que serve de casa a um importante espólio bibliográfico da cidade.