Urbanismo

Comitiva colombiana visita a cidade para conhecer modelo de reabilitação urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O interesse pelo modelo de qualificação urbana desenvolvido pelo Município do Porto tem motivado interesse internacional, o que parece atestar o sucesso do modelo de intervenção. Em 2023, depois de uma comitiva islandesa e de um investigador proveniente da Universidade de Dundee (Escócia), foi a vez de urbanistas vindos de Santiago de Cali, na Colômbia, se deslocarem ao Porto com o propósito de conhecer o trabalho desenvolvido pela autarquia na requalificação de zonas históricas da cidade.

Coube ao vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, fornecer, através de uma apresentação realizada nos Paços do Concelho, a contextualização da história arquitetónica e demográfica do Porto, dedicando especial atenção ao período de valorização aportado pela distinção, em 1996, como Património Mundial da Humanidade. A apresentação focou-se, mais concretamente, na relação existente entre habitação e a reabilitação urbana, aspetos que o vereador considera indissociáveis, tendo sido recordadas várias soluções que a autarquia do Porto tem procurado induzir em toda a cidade, promovendo a qualificação do edificado e o alargamento da oferta de arrendamento acessível.

Também a reabilitação das ilhas foi alvo da curiosidade dos visitantes. Enquanto tipologia proveniente da era industrial, foram explicados os desafios que a qualificação deste tipo de edificação compreende. Serviram de mote à explicação da reabilitação prevista para as ilhas, enquanto elemento indutor de mudança, os 47 fogos nas ilhas na Lomba, que representam um investimento superior a oito milhões de euros.

Os momentos de intercâmbio vão prosseguir, cabendo à Porto Vivo, SRU, promover visitas ao Centro Histórico e explicar, detalhadamente, o respetivo plano de gestão e monitorização, bem como dar a conhecer o modelo de funcionamento do arrendamento acessível, sublinhando a importância estratégica de aumentar o espólio habitacional disponível, através de concursos regularmente promovidos pela empresa municipal.