Cultura

Filme de João Botelho apresentado pelo realizador no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_joao_botelho_adeus_portugues_01.JPG

DR

O Batalha Centro de Cinema apresenta “Um Adeus Português”, de João Botelho, com a presença do cineasta para uma conversa após a exibição do filme, já manhã, quarta-feira, às 19h15.

O filme acompanha um casal de idosos, em meados dos anos 1980, que decide viajar até Lisboa para visitar o filho e a sua nora, viúva do outro filho que morreu na guerra.

O tempo passado na cidade é lento, como se todas as personagens estivessem letárgicas. Cruzando com este presente, um grupo de soldados deambula, timidamente, pelos densos matos da floresta africana, durante a Guerra Colonial.

O filme é apresentado no âmbito do ciclo Seleção Nacional, dedicado ao cinema português, com curadoria de Daniel Ribas e Paulo Cunha.

A longa de Botelho encerra a “Constelação #2: El Dorado”, que dá enfoque à problemática relação do cinema português com África, apresentando, por um lado, filmes de diferentes décadas que tentam lidar com o peso da colonização e, por outro, filmes que tentaram mostrar a realidade desconhecida no contexto da ditadura.