Cultura

Galeria Municipal do Porto lança nova publicação sobre povos exilados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_babilonios_01.JPG

DR

Já está disponível a versão em livro do projeto expositivo “Os Novos Babilónios: Atravessar a Fronteira”, apresentado em 2021, com curadoria de Pedro G. Romero, que se dedicou às diferentes formas de vida nómada.

A partir do conceito "novos babilónios", desenvolvido pela Internacional Situacionista na década de 1960, o artista e curador Pedro G. Romero desenvolveu uma extensa investigação centrada nos povos de etnia cigana, flamencos e exilados libertários. Esse trabalho tomou forma no projeto expositivo apresentado na Galeria Municipal do Porto, entre setembro e novembro de 2021.

A exposição contou com contribuições diversas e multidisciplinares, tomando como ponto de partida um mapa histórico de referências e alusões a estes grupos ao longo dos tempos: o fado de Amália Rodrigues, Zé Povinho, Gil Vicente, Almada Negreiros ou o flamenco de Porrina de Badajoz, passando até por Ricardo Quaresma.

O projeto foi agora materializado em livro, num objeto que reflete a mesma tipologia expositiva, constituído por 15 pequenos libretos que espelham a disposição dos espaços delimitados por temas, que o curador espanhol definiu em 2021 no espaço da Galeria Municipal.

O projeto editorial foi assumido pelo próprio, juntamente com Filiep Tacq, que também desenhou a componente gráfica desta publicação.

A publicação inclui contributos de vários autores, como Guilherme Blanc — que também comissariou a exposição —, Alberte Pagán, André Sousa & Mauro Cerqueira, Ángel Calvo Ulloa, Armando Sousa, Bruno Sena Martins, Carla Filipe, Carlos Vidal, Concha Barquero & Alejandro Alvarado, Dulce Simões, Eglantina Monteiro, Marina Sabino, Paula Godinho, Paupério Rebelo, Pedro G. Romero, Tânia Dinis e Tiago Pereira.

O livro está disponível para aquisição através do site da GMP ou no balcão de atendimento.