Cultura

Marta Sousa Ribeiro é a “Lua Nova” de junho no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Lua_Nova_Junho_Batalha_01.JPG

DR

A última sessão “Luas Novas” do Batalha Centro de Cinema antes da pausa de verão acontece neste domingo, 18 de junho, às 19h15, com “Simon Chama”, de Marta Sousa Ribeiro. A sessão será seguida de uma conversa com a realizadora.

Realizadora e produtora, Marta Sousa Ribeiro estudou cinema na ESTC e no European Film College (Dinamarca). Após interromper a licenciatura em Lisboa e enquanto estudava desenho e pintura na Ar.Co, realizou a sua primeira curta-metragem.

Em 2013, cofundou a produtora VIDEOLOTION, através da qual produziu projetos como “Verão Danado” (2017), de Pedro Cabeleira, filme marcante para uma geração de cineastas a despontar à data.

Interessada na complexidade e na violência emocional da adolescência, Marta Sousa Ribeiro realizou “Simon Chama” (2020), um projeto que a envolve durante cinco anos.

Estreada no Festival de San Sebastián e vencedora do Prémio Melhor Realização do IndieLisboa, a obra semiautobiográfica resulta do acompanhamento e crescimento do seu ator principal, Simon Langlois.

O encerramento da primeira temporada de Luas Novas — programa dedicado a nomes emergentes do cinema português — faz-se assim no formato da longa-metragem, a única do ciclo, um estudo de caso do cinema português ao nível da produção independente e da descoberta artística.