Cultura

Ópera Real sobe ao palco do Coliseu esta quinta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_opera_real_coliseu_01.JPG

DR

Esta quinta-feira, dia 22 de junho, às 21h00, sobe ao palco do Coliseu "Ópera Real", a primeira ópera integralmente portuguesa produzida pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Com libreto de Jorge Louraço Figueira, música de Telmo Marques, Eugénio Amorim, Carlos Azevedo e Dimitris Andrikopoulos, direção artística de António Salgado e encenação de António Durães, esta ópera divide-se em quatro atos, ou quatro “short stories” em torno de eventos marcantes.

Devido ao incumprimento de um pacto com o diabo, todo e qualquer membro desta família que ponha o pé num palco está destinado a causar a destruição do teatro e, à sua escala, a repetir o fim do mundo. É esta a premissa de "Ópera Real", dividida em torno de eventos marcantes. Em cada ato, o Teatro é destruído: no I ato, em 1755, por um terramoto, no II, em 1866, por um incêndio, no III, em 1977, pela transformação num cinema, e no IV, em 2088, pela transformação em campo de refugiados.

Neste espetáculo, onde se une teatro, música, história e video mapping, em colaboração com a ESMAD, “colocam-se frente a frente duas famílias e quatro linguagens musicais distintas ao serviço de uma invenção dramatúrgica única, experimentando uma relação com a cena teatral, colocando a música no espaço, em narrativas que atravessam 333 anos de histórias e acontecimentos, começando em 1755 e terminando em 2088, que refletem, pelo libreto e pela respiração musical, a evolução dessas famílias, dessas específicas práticas teatrais e os espaços contentores dessas práticas e as revoluções sucessivas a que foram sujeitas ao longo deste tempo”, explica o encenador António Durães.

Pensada para juntar no mesmo palco estudantes da licenciatura, dos mestrados e pós-graduação em teatro, música e ópera da ESMAE, o Coliseu volta a associar-se à academia e aos futuros talentos líricos e sinfónicos para apresentar uma história de diferentes épocas e costumes, de encontros e desencontros.

Mais informações sobre o espetáculo e bilheteira aqui.