Cultura

Peter Handke dança com Olga Roriz no Teatro Nacional São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_a_hora_que_nao_sabiamos.jpg

DR

A coreógrafa Olga Roriz regressa esta sexta-feira, dia 26, ao Teatro Nacional São João (TNSJ) com "A hora em que não sabíamos nada uns dos outros", do Nobel da Literatura Peter Handke. O espetáculo junta em palco bailarinos profissionais com elementos da comunidade local.

O autor austríaco Peter Handke, Prémio Nobel da Literatura, escreveu em 1992 uma "peça sem palavras", a que deu o título "A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”. Trinta anos passados, Olga Roriz transforma esta peça numa coreografia para questionar o que mudou no mundo desde a estreia da obra.

Com a ajuda de um elenco formado por sete bailarinos e várias pessoas da comunidade local – renovadas em cada local de apresentação –, a coreógrafa retrata as rotinas citadinas de um sem-número de personagens, que cruzam uma praça qualquer, num dia como qualquer outro. Olga Roriz serve-se do texto teatral de Handke, uma longa didascália sem diálogos nem vozes, para transformar o palco num espaço público.

"A hora em que não sabíamos nada uns dos outros" é uma criação da Companhia Olga Roriz em coprodução com o Teatro Nacional São João, o São Luiz Teatro Municipal, o Município de Loulé e a Casa das Artes de Famalicão. Depois de ter passado pelos teatros parceiros, apresenta-se no palco do Teatro Nacional São João nos dias 26, 27 e 28. A sessão de sexta-feira (26) é às 21 horas, a sessão de sábado (27) às 19 horas e a de domingo (28) às 16 horas.