Sociedade

Quando as varandas se transformam em palcos

  • Notícia

    Notícia

O pai do teatro português foi ontem homenageado numa varanda de Miragaia. Na segunda sessão do Festival Varandas, Gil Vicente foi tema de um espetáculo interativo, encenado por Romeu dos Anjos Pereira.

A peça, a propósito dos 550 anos do nascimento o dramaturgo, percorreu os seus principais autos desde do Auto da Visitação até à instauração da inquisição por D. João III, que pôs termo à atividade de Gil Vicente.

Poeta nascido em plena Expansão Marítima Portuguesa, a sua obra testemunha lutas políticas, a descoberta da Costa de África, a chegada de Vasco da Gama à Índia, as conquistas de Afonso de Albuquerque e outros, a transformação de Portugal em "capital" europeia, ponto de passagem e paragem obrigatória no mundo.

Hoje o festival dedicou uma "varandinha" aos mais novos. Esta manhã, no Largo Artur Arcos houve teatro infantil com a peça "Romeu e Julieta em Verona", uma criação de Gisela Duque Pereira e Mirró Pereira, produzida pela Plateia Paralela.

O Festival Varandas está integrado no programa Verão é no Porto e é organizado pela Associação das Colectividades do Concelho do Porto (ACCP) juntamente com a Plateia Paralela e a Câmara do Porto. Todas as sextas-feiras de agosto, o público é convidado a olhar as varandas de Miragaia e desfrutar de espetáculos de poesia, música e teatro.