Cultura

"Xutos" comemoram 45 anos de carreira e encerram digressão no Queimódromo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_sao_joao_56.jpg

Porto.

Há 45 anos, um grupo de quatro elementos aparecia para dar voz ao rock cantado em português. Os Xutos & Pontapés surgiram em 1979 e, a partir de então, conseguiram agregar um conjunto de seguidores que os acompanham até aos dias de hoje. Este sábado, o grupo assinala o aniversário com um espetáculo no Queimódromo, às 22 horas, marcando também o final da digressão "Olá Vida Malvada", que levou a percorrer o país de norte a sul.

O tema com o mesmo nome figura, de resto, num dos álbuns mais importantes para a popularidade da banda, o disco "Circo de Feras", lançado em 1987.

A data deste sábado não foi escolhida ao acaso: neste dia, e se fosse vivo, o guitarrista Zé Pedro faria 68 anos de idade. O músico e fundador da banda faleceu em 2017, vítima de doença.

A primeira parte do concerto será assegurada pelas bandas Conjunto!Evite e Meu General.

STCP com serviço especial e CP com descontos nas viagens

Para este espetáculo, e para que o acesso ao local seja rápido, cómodo, seguro e sem qualquer preocupação de procurar estacionamento, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai disponibilizar um serviço especial, com reforço das principais linhas de autocarro com paragens nas proximidades do Queimódromo:
- Linha 200 (Bolhão-Castelo Queijo). Entre as 18 e as 24 horas será prolongada até à Praça Cidade Salvador (Rotunda da Anémona), em Matosinhos;
- Linha 203 (Marquês-Castelo Queijo). Será prolongada até à Praça Cidade Salvador (Rotunda da Anémona), entre as 18 e as 21 horas;
- Linha 205 (Campanhã-Castelo Queijo). Reforço de frequência de cerca de 15 minutos, entre o Hospital São João e a Praça Cidade Salvador (Rotunda da Anémona), a partir das 20 horas e até às 2 horas;
- Linha 500 (Praça da Liberdade-Matosinhos Mercado) e Linha 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado). Utilização de viaturas de grande capacidade (dois pisos) e uma frequência de cerca de 12 minutos, a partir das 20 horas;
- Rede da madrugada - Linha 1M (Av. Aliados-Matosinhos praia) vai operar de acordo com o horário habitual.

Também a CP – Comboio de Portugal oferece um desconto de 30% nas viagens de ida e volta em Intercidades, Inter-Regionais e Regionais com destino ao Porto. Este sábado, dia do concerto, há um bilhete especial de três euros, nas viagens de ida e volta nos comboios urbanos do Porto, mediante a apresentação de bilhete para o concerto mais um documento de identificação.

O espetáculo vai obrigar a alguns condicionamentos de trânsito junto ao Queimódromo e zonas limítrofes. Assim, de modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, torna-se necessário proibir o trânsito, exceto veículos de transporte público, na Estrada da Circunvalação, sentido poente-nascente, no troço compreendido, entre a Praça da Cidade do Salvador e a Avenida D. Afonso Henriques, das 17 horas do dia 14 à 1 hora do dia 15 e conforme sinalização a estabelecer no local.

O evento tem o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da empresa municipal Ágora.