Sociedade

Saúde e ambiente estão no centro da sensibilização no Dia Mundial sem Tabaco

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_tabaco_01.jpg

Filipa Brito

O Dia Mundial sem Tabaco assinala-se nesta terça-feira, 31 de maio, e o Município do Porto associa-se à data com um conjunto de atividades de sensibilização, dirigidas tanto à população em geral como a grupos específicos.

Além de um workshop, no âmbito do Clube da Saúde, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, foi lançada mais uma das oficinas-vídeo da série “O Porto sabe cuidar de si”. Com o tema “Quando uma pessoa fuma, todas as que estão perto fumam”, o vídeo convida a população a descobrir mais sobre a exposição ao fumo ambiental do tabaco por não fumadores e desafia cada um a ser agente ativo da própria saúde.

O fumo do tabaco contém mais de 7000 compostos e substâncias químicas, que têm consequências nocivas na saúde de fumadores e não fumadores, estimando-se em cerca de oito milhões o número de mortes anuais que decorrem do uso de tabaco. Dessas, mais de um milhão resulta da exposição de pessoas não-fumadoras ao fumo passivo.

A par do vídeo, serão partilhadas ferramentas de educação para a saúde com entidades da cidade que disponibilizam respostas dirigidas a públicos estratégicos, no sentido de promoverem, junto dos públicos com os quais trabalham, reflexões no âmbito da exposição de terceiros ao fumo ambiental do tabaco. O objetivo é consolidar o modelo colaborativo que tem vindo a ser adotado no âmbito da promoção de literacia em saúde na cidade, potenciando a operacionalização de uma rede de agentes promotores da saúde alicerçada em parcerias ao nível local.

O Dia Mundial sem Tabaco, data que pretende desencorajar o uso de tabaco, sob qualquer forma, assinala-se a 31 de maio. Este ano, sob o mote “Tabaco: ameaça ao nosso meio-ambiente”, a Organização Mundial da Saúde pretende destacar, não só os efeitos do uso do tabaco na saúde humana, como também o impacto ambiental de todo o ciclo do tabaco, desde o cultivo até ao consumo, passando pela produção e distribuição (abate de árvores, ocupação de solo e utilização de água, no âmbito do cultivo e produção, emissão de gases com efeito estufa, decorrentes do processamento e transporte e descarte/produção de resíduos, associados aos subprodutos do consumo).