Desporto

Mundo do futebol reconhece sucesso do diálogo que se constrói a partir do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Cerca de 250 oradores nacionais e internacionais trazem ao Porto quase uma centena de debates em torno do futebol. A terceira edição da Thinking Football Summit acontece, até sábado, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e o presidente da Câmara participou no pontapé de saída.

“Vejo com muita satisfação que este evento, que começou há três anos, tem sido um sucesso. Um evento de futebol, o desporto que tantos apaixona, e que garante que o nosso país é competitivo numa indústria tão exigente a nível mundial”, referiu Rui Moreira.

Por isso, revelou já o interesse na renovação do protocolo entre a Liga Portugal e o Município para voltar a organizar na cidade um evento que, de acordo com um estudo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), terá um impacto económico que supera os 3,5 milhões de euros.

gco_thinking_football_summit_2024_12.jpg

O presidente da Câmara do Porto reconhece a relevância de “assistir ao vosso diálogo e perceber que o futebol está bem e que está para durar”. “É uma indústria tão importante para tanta gente e é neles que devemos pensar e dar condições para continuar a crescer”, afirma.

Para Rui Moreira, a renovação a nível dos dirigentes, assim como o alcance de novas audiências são sinais de otimismo no futuro. “O futebol é um desporto baseado no fair play e na competição”, sublinha. E, para isso, “precisamos de ter um futebol em que acreditamos e com novos públicos. Precisamos de ser exemplares e isso passa por estes eventos”.

Por seu lado, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional destacou as palavras “união, liderança e visão” para definir a Thinking Football Summit. “De Portugal para o mundo, queríamos que fosse um espaço que abraçasse e liderasse a discussão em torno dos grandes desafios do futebol. Passados três anos, esse objetivo está alcançado”, considera Pedro Proença.

gco_thinking_football_summit_2024_15.jpg

Também presente na cerimónia de abertura, o ministro dos Assuntos Parlamentares que considerou a cimeira “paradigma da “enorme relevância do futebol na sociedade portuguesa”.

“Muito daquilo que acontece no futebol pode e deve inspirar o mundo”, sublinhou Pedro Duarte, considerando que “o crescimento do futebol feminino deve-nos fazer rebentar de orgulho, porque esta indústria também é um motor de inclusão. O caminho é este. Por favor, não vacilem”.

Este ano, a Thinkng Football Summit traz ao Porto o ex-jogador do FC Porto Deco, e representantes de clubes como o Botafogo, Bayern de Munique, River Plate, PSG, Juventus ou Tottenham.